Unemat de Nova Xavantina Forma Primeira Turma de Engenharia Civil e conta com presença do Reitor e da Vice-Reitora da Universidade do Estado de MT

0

Cerimônia contará com a presença do Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso  Prof. Rodrigo Zanim e da Vice-Reitora Prof.ª Nilce Maria da Silva

No próximo dia de 08 de Março de 2019 o Câmpus da Unemat de Nova Xavantina realizará a Cerimônia de Colação de Grau, apresentando para a sociedade mais 54 profissionais formados nos cursos de graduação com oferta regular no Câmpus e no curso de Pedagogia ofertado à distância por meio da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UNEMAT. Os cursos regulares são de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Turismo, Agronomia e Engenharia Civil. Em destaque o de Engenharia Civil que estará formando sua primeira turma.

As cerimônias de Colação de Grau têm se tornado muito comuns no interior do Estado de Mato Grosso. Isso, porque há 40 anos a Unemat tem formado profissionais para atuar nas mais diversas áreas da pesquisa e do mercado de trabalho, promovendo transformações sociais, econômicas, ambientais e culturais, mudando destinos e construindo histórias. É, sem dúvida, uma instituição importante para o povo Mato-Grossense. É comum ter na família egressos da Unemat: irmãos, tios, pais, até amigos e vizinhos. Evidenciando o quanto a Universidade está presente em todo o Estado.

Quem assiste uma Cerimônia de Colação de Grau têm contato com as formalidades protocolares do ambiente da Academia. Desde as roupas usadas, como a beca e o cabelo, as vestes talares reitorais, as capas acadêmicas, entre outras, fazem parte da simbologia que há muito tempo estão presentes nas cerimônias de colação de grau. Isso, sem falar no rito que é seguido à risca para que o evento tenha toda a pompa que a ocasião pede.

Para aquele formando que irá colar grau, o momento é a coroação dos anos de dedicação e trabalho exigidos pela graduação, pois lhe é conferida a outorga para o exercício de sua vida profissional. A colação de grau, portanto, é requisito indispensável e indissociável da formação superior, seja na graduação ou na pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado.

Nos últimos dois anos, o Câmpus da Unemat em Nova Xavantina formou mais de 160 profissionais nos cursos de graduação. São 160 profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho, cujas vidas foram diretamente impactadas pela presença da Unemat no interior do Estado.

 

Um pouco de história

 

No ano de 1996 foi realizada a primeira colação de grau do Câmpus de Nova Xavantina, com a formatura da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Motivo de orgulho para o casal de professores responsáveis pelo desafio de fazer valer a decisão da universidade de abrir um campus na cidade de Nova Xavantina: Beatriz Schwantes Marimon e Ben Hur Marimon Junior.

De lá para cá a estrutura foi ampliada e, aquele inicio tímido em 1992, elevou Nova Xavantina-MT ao patamar de cidade universitária, já que está entre as poucas do Brasil que ofertam ensino superior gratuito e de qualidade da graduação ao doutorado. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação deu inicio ao Mestrado em 2008 e ao Doutorado em 2014.

Em 2005, o Curso de Bacharelado em Turismo formava sua primeira turma. O Curso aberto em 2001, contava com o apoio das lideranças politicas e empresarias locais e regionais, o que possibilitou os investimentos na sua infraestrutura. Hoje o Curso de Turismo está entre os melhores do Brasil, formando profissionais para atuar em várias áreas do gigante setor de turismo.

O Curso de Agronomia é considerado por muitos como o curso mais acertado para essa região do estado de Mato Grosso. Isso porque desde sua implantação em 2005, e com a formatura da primeira turma em 2010, o curso de Agronomia tem contribuído com o desenvolvimento do setor com a constante disposição de profissionais qualificados no mercado de trabalho, atendendo a uma demanda regional.

 

A primeira turma de Engenharia Civil

 

O ano de 2014 foi marcado por um acontecimento de proporções sociais e econômicas de grande impacto em todo o Vale do Araguaia: a abertura do Curso de Engenharia Civil no Câmpus da Unemat em Nova Xavantina-MT. Tamanha é a significância dessa ação que ao longo desses cinco anos um número cada vez maior de pessoas, das mais diversas localidades do país, tem procurado por uma oportunidade de ingressar no Curso. Isso demonstra a importância dos investimentos em educação, com a ampliação da oferta de cursos de ensino superior.

Agora em 2019, o que antes era um sonho torna-se realidade graças ao trabalho e a dedicação de toda a comunidade acadêmica que, hoje, apresenta os primeiros resultados: 16 Engenheiros Civis receberão a outorga do Magnífico Reitor para exercerem suas vidas profissionais. Sem dúvida, uma grande conquista para todos, principalmente para sociedade brasileira, verdadeira cliente da universidade pública.

 

 

 

Por Rubens Bedin – Professor e Assessor de Cultura do Câmpus de Nova Xavantina

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here