Atleta de Barra do Garças se destaca no cenário nacional e internacional de Jiu-Jitsu

0

Já conhecida no cenário do Taekwondo, Endha Cristina agora também é campeã no Jiu-Jitsu

No final do último mês de março, em Porto Alegre – RS a atleta de Barra do Garças Endha Cristina conquistou a medalha de ouro na terceira edição da Copa Prime na categoria adulto até 52kg na faixa azul de Jiu-Jitsu. O pódio foi completado por Crisciele Ferreira dos Santos e Stefane Moraes de Ribeiro.

A história de Endha com as artes marciais começou no Taekwondo. Treinada inicialmente pelo seu pai Fábio Henrique Farias, na The Best Academia, a atleta começou bem cedo sua caminhada. Atualmente, com todo o reconhecimento nacional e internacional, ainda treina na academia quando está em Barra do Garças, além de ser um atrativo para novos participantes, verem que um sucesso desse tamanho saiu da The Best. Seu principal patrocínio é através da Unimed, que se destaca no incentivo à prática de esportes.

A atleta barra-garcense é a única atleta local de artes marciais que conseguiu destaque nacional e internacional. Endha também se destaca no cenário estadual, sendo a única atleta feminina do estado a participar dos jogos brasileiros universitários de lutas em Brasília, no final de abril.

Primeiros Títulos

Conquistou seu primeiro título nacional em 2009, com apenas 10 anos. Após a conquista do GP Brasil em Cuiabá, Endha se tornou cada vez mais respeitada no cenário nacional do esporte.

No ano de 2013 veio o destaque internacional, quando Endha foi convocada para compor a seleção brasileira de Taekwondo no Pan Americano da modalidade em Queretaro no México. Só a convocação já era um marco gigantesco, mas a atleta foi além, conquistando o terceiro lugar em sua categoria e se tornando a primeira mulher do estado de Mato Grosso a conquistar uma medalha internacional na modalidade. Com o feito, Endha ainda recebeu do Estado uma medalha de Honra ao Mérito Esportivo, do então governador Silval Barbosa.

Endha, aos 17 anos, integrou a equipe de São Caetano do Sul e teve como seus treinadores Clayton dos Santos e Reginaldo dos Santos, os mesmos do atleta Maicon Andrade, que foi medalhista de bronze nas olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro.

No início de 2016 Endha sofreu uma lesão no joelho que a impossibilitou de competir. Com uma recuperação rápida para a lesão, ela já voltou em alto nível em apenas três meses. Nesse mesmo ano, a atleta conquistou em setembro do mesmo ano seu primeiro título internacional, o Open Taekwondo, na Irlanda.

Jiu-Jitsu

Em 2016, Endha se muda para Irlanda e começa a treinar Taekwondo com mestres do país. Ao longo de seus treinos, começou a praticar também Jiu-Jitsu. Começou a treinar na JS Brazilian Jiu Jitsu Academy, que conta com o treinador Jorge Santos. Agora, com conquistas em ambas modalidades, Endha voltou ao país e já com títulos. No final do ano passado conquistou medalhas no Prime Jiu-Jitsu Experience, no mês de novembro em Goiânia. Ainda em Dublin, na Irlanda, Endha também conquistou títulos internacionais no Jiu-Jitsu.

O último título conquistado pela atleta foi, como mencionado no início da matéria, foi em Porto Alegre. Nos dias 22 a 27 de abril, Endha representará Barra do Garças no Campeonato Brasileiro Universitário de Lutas, em Brasília, no Jiu-Jitsu. Seu pai e técnico Fábio Henrique Farias conta que Endha tem pretensões de participar do mundial de Jiu-Jitsu em Las Vegas, que será disputado em agosto de 2020.

Perguntado sobre a adição de mais uma especialidade em artes marciais, Fábio conta que sua filha também já treina Muay Thai e pensa em participar de competições na modalidade no futuro “ela já me pediu para fazer uma luta amadora, mas achei um pouco cedo ainda” comentou. Com esse conhecimento nas artes marciais, Endha também não descarta a opção de participar de competições das Artes Marcias Mistas (MMA). 

Confira abaixo as principais conquistas de Endha.

Campeã do II GP Brasil em 2009, na cidade Cuiabá – MT;

Campeã do 23º Campeonato Brasileiro Infantil na categoria – 52 kg em 2012, Goiânia – GO;

Bicampeã do Brasil Open na categoria – 52 em 2012,2014 em Curitiba e Foz do Iguaçu – Paraná;

Campeã do Brasília Open na categoria Juvenil na categoria – 52kg 2013 Brasília DF;

Campeã copa SESC-2012;

Cinco títulos estaduais – 2010,2011,2012,2013,2014;

Convocação Representar Brasil Pan Americano no México dias-18 a 23 setembro 2013;

3 º Lugar Panamericano Queretaro Mexico-2013 (Primeira medalha internacional para uma mulher de Mato Grosso);

Campeã Internacional Open Tae kwondo Irlanda-2016;

2x Campeã do Irish Open-2017;

2x Campeã do Irish Open-2017 na categoria Absoluto (sem divisão de peso);

Campeã do Dublin Open-2018;

Campeã do Dublin Open na categoria NOGI-2018;

Campeã do Naga-2018 categorias GI e NOGI;   

Campeã Goiana -2018;

Campeã do Internacional Prime -2018.

Campeã Goiana na categoria NOGI -2018;

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here