Estudo aponta Barra do Garças entre cidades com maior índice de água contaminada

0

Cerca de 25% dos municípios testados foram detectadas as 27 substâncias

Uma pesquisa realizada pela Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye com base em dados do Ministério da Saúde, foi detectado um coquetel de agrotóxicos presente no abastecimento de água em 1396 municípios do Brasil. Os dados foram retirados do período de 2014 até 2017.

Das 27 substâncias detectadas, onze são proibidas no país. Dessas 27, dezesseis são classificadas pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e onze estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e disfunção hormonal e reprodutiva.

No estado de Mato Grosso, o coquetel aparece em 30 cidades, entre elas, Barra do Garças. Os dados mostram também que houve um crescimento nos anos que foram retiradas as informações, chegando à 2017 com cerca de 92% dos municípios testados. De acordo com o estudo, em alguns anos será impossível encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do Brasil.

Outro dado preocupante é a falta de monitoramento. Dos 5570 municípios do Brasil, quase 3 mil não foram realizados testes no período. Embora se trate de uma informação pública, os testes não são divulgados de forma compreensível para a população, deixando os brasileiros no escuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here