FAKENEWS – Nova Xavantina não aparece na lista de cidades com Rios poluídos com agrotóxicos

0

Uma fakenews circulou na tarde desta última terça-feira, 16, apontado que as águas do Rio das Mortes em Nova Xavantina pode estar contaminada com coquetel de 27 agrotóxicos.

Na fakenews que induz o leitor a achar que a água do Rio das Mortes está contaminada, diz no final do texto que “As águas do Rio das Mortes em Nova Xavantina nunca foram testadas”; e podemos afirmar que, esta sim é a informação correta.

Um estudo aponta que um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. No entanto, neste estudo, não cita a cidade de Nova Xavantina.

Os dados são do Ministério da Saúde e foram obtidos e tratados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento.

Com a fakenews, várias pessoas assustadas procuraram as autoridades e nesta quarta-feira, 17, pela manhã, o secretário de Meio Ambiente Edivaldo Celestino Barbosa, disse que a fakenews veio de pessoas conhecidas por ser contra a administração e contra Nova Xavantina.

“São pessoas desocupadas que tentam a qualquer custo, queimar o nome da cidade que amamos, espantar nossos turistas. Precisamos ficar atentos e não compartilhar este tipo de fakenews”, desabafou.

Em conversa com o prefeito João Batista Vaz – Cebola, o mesmo disse estar triste por saber que sempre as mesmas pessoas é que estão a frente deste tipo de mentiras; pessoas desocupadas e que buscam incansavelmente, denegrir a imagem da administração e da cidade de Nova Xavantina.

“A Prefeitura, a pedido do Ministério Público há vários anos contratou um laboratório de análises da nossa água e, todo mês as amostras são coletadas, as análises são feitas arquivado na secretaria de saúde é uma cópia enviada ao MP. Se o resultado der alterado, tanto o Município, quanto o MP tomará as providências de imediato. As análises estão disponíveis na secretaria municipal de Saúde.”, disse.

No estudo realizado e divulgado no site Portal do Alimento, tem um link que você pode procurar se sua cidade tem o rio com agrotóxico.

Clica aqui e pesquisa

FAKENEWS – Nova Xavantina não aparece na lista de cidades com Rios poluídos com agrotóxicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here